News & Events.

Keep up-to-date with the latest news and events from MarinEye project.

Científicos lusos lanzan un sistema pionero para monitorizar los océanos

Un grupo de investigadores portugueses ha creado un sistema autónomo pionero para monitorizar los océanos que permite gestionar de forma más sostenible los recursos marinos y reducir los impactos medioambientales. Este prototipo, presentado en el Centro de Robótica y Sistemas Autónomos del Instituto de Ingeniería de Sistemas y Computadores, Tecnología y Ciencia (INESC TEC) de…

Investigadores portugueses criam sistema para monitorizar oceanos

A habitabilidade do nosso planeta está dependente dos processos oceânicos, mas até à data não tem sido viável observar e interpretar, em simultâneo, os diferentes componentes oceânicos, conjuntamente com diferentes níveis tróficos, desde microrganismos a mamíferos marinhos. Investigadores, no âmbito do projeto MarinEye, financiado pelo programa EEA Grants, em 400 mil euros, desenvolveram um sistema…

Protótipo do MarinEye apresentado no Porto

Investigadores portugueses do projecto consideram que o conceito do MarinEye será futuramente aplicado em vários laboratórios oceânicos Continuar a ler…

Projeto MarinEye vai ser apresentado amanhã no Porto

O Centro de Robótica e Sistemas Autónomos do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), localizado no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), recebe amanhã, dia 29 de abril, a apresentação do protótipo português para monitorizar oceanos. O sistema de impacto de riscos ambientais é mostrado às 16h00. Um…

Apresentação do Projeto MarinEye – 29 de Abril

Projeto MarinEye no Porto Canal, 15 de Abril de 2016

TV interview with Catarina Magalhães about the MarinEye project. Porto Canal (Mentes que Brilham)

Portugal está a desenvolver um protótipo para monitorizar oceanos e promover gestão sustentável.

A vida no planeta está dependente de processos oceânicos, uma vez que são eles que produzem grande parte do oxigénio disponível na Terra, regulam o clima e fornecem vários recursos vivos e não vivos, como alimentos, energia, transporte ou medicamentos. Assim, torna-se imperativo que tenhamos um conhecimento cada vez mais profundo dos nossos oceanos e…

Investigadores da U.Porto criam sistema para monitorizar os oceanos

Um grupo de investigadores do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR) e do INESC TEC está a desenvolver um sistema autónomo capaz de monitorizar de forma integrada os oceanos, permitindo assim uma gestão mais sustentável dos recursos marinhos e uma redução dos impactos de riscos ambientais. O projeto MarinEye nasce de constatação de que “a…

Cientistas criam sistema inovador para monitorizar os mares

Uma equipa multidisciplinar de investigadores portugueses está a desenvolver um protótipo inovador para “sincronizar no espaço e no tempo” dados diversos sobre os oceanos. Chama-se “MarineEye” e deverá estar pronto em abril de 2017 Os oceanos são palco de uma permanente interação de processos biológicos, químicos, físicos, geológicos e atmosféricos. E para que os cientistas…

Investigadores portugueses criam protótipo para monitorização oceânica

Em declarações à Lusa, a investigadora do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), Catarina Magalhães, explicou que o protótipo multitrófico MarinEye é uma nova abordagem de observação para compreender “a complexidade dos processos de interação físicos, químicos e biológicos que influenciam a estabilidade dos oceanos”. “A vida no planeta está dependente de processos oceânicos,…